Avaliação do Software Educacional: BlueJ

Olá Pessoal!!!

Estou de volta, para compartilhar com vocês a realização de mais uma tarefa da Pós-graduação em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, desta vez da disciplina Software Educacional e Objetos de Aprendizagem.
Abaixo segue a tabela avaliativa do software BlueJ. Uma IDE simples, direcionada principalmente para o ensino de programação orientada a objetos, com o objetivo de facilitar o ensino da linguagem JAVA para os alunos iniciantes.
A programação auxilia o aluno no raciocínio lógico e na criatividade, na qual  reflete na facilidade de aprendizagem em outras áreas, como o português e a matemática.  
Espero que as informações sejam úteis para conhecer um pouco sobre o BlueJ. E vamos utilizá-lo em nossas aulas.
Até a próxima!!!
Avaliador: Siluana Oggioni Gomes
Nome do software: BlueJ
Objetivos educacionais: Uma IDE Java direcionada para o ensino de programação orientada a objetos. Com o objetivo de facilitar o ensino da linguagem JAVA para os alunos iniciantes.
Acesso: http://bluej.org/
Classificação (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Apresentação 2 O software possibilita a criação e apresentação da modelagem estrutural.
Consulta 1 Para consulta o software oferece um tutorial.
Pergunta/resposta 0

Tutor inteligente 0

Construção 3 O aluno constrói os seus próprios programas.
Jogo 0

Simulação 0

Micromundo 0

Programação 3 Criado especificamente para facilitar a programação orientada a objetos.
Comunicação 0

Cooperação 2 Se utilizado por duplas ou em grupos, proporciona aos alunos trabalho em equipe com cooperação entre si.
Usabilidade(3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Presteza 3 O sistema é bem intuitivo e possui muitos comentário explicativos.
Agrupamento 3 Interface simples, com os elementos bem posicionados, facilitando o uso para o usuário.
Feedback imediato 3 Sendo um software para progração, fornece os feedback necessário para o desenvolvimento, por exemplo erro de copilação.
Ações explícitas 3 O usuário é quem determina as ações que serão executadas.
Controle do usuário 3 O usuário tem total controle do processamento do sistema.
Consistência 3 O sistema mostrou-se consistente, apresentando objetos padronizado e homogeneidade em seu conteúdo de apresentação.
Significado 3 O sistema oferece termos conceituas adequados e claros.
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Lembrar 2 O sistema exibe comentários que auxilia o usuário quanto a métodos, regras, critérios e etc.
Entender 3 De fácil entendimento.
Aplicar 3 Permite aplicação em diversas áreas.
Analisar 3 Por se tratar da construção de programas, é de suma importância em primeiro etapa a analise.
Avaliar 3 O aluno ao passar pelo ciclo descrever-executar-refletir-depurar, neste processo ele avalia seu trabalho e vai evoluindo.
Criar 3 O mais forte em si é a criação



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Sobre Unknown

Cursando Pós-Graduação em Informática na Educação, Instituto Federal do Espírito Santo. Graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra.
Atuo na área de desenvolvimento de sistemas desde 2008.
Trabalho como Analista de Sistema no Projeto OAASIS, uma aplicação web, de gestão de processos organizacionais.

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