Estou de volta, para compartilhar com vocês a realização de mais uma tarefa da Pós-graduação em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, desta vez da disciplina Software Educacional e Objetos de Aprendizagem.
Abaixo segue a tabela avaliativa do software BlueJ. Uma IDE simples, direcionada principalmente para o ensino de programação orientada a objetos, com o objetivo de facilitar o ensino da linguagem JAVA para os alunos iniciantes.
A programação auxilia o aluno no raciocínio lógico e na criatividade, na qual reflete na facilidade de aprendizagem em outras áreas, como o português e a matemática.
Espero que as informações sejam úteis para conhecer um pouco sobre o BlueJ. E vamos utilizá-lo em nossas aulas.
Até a próxima!!!
Avaliador: | Siluana Oggioni Gomes | |
Nome do software: | BlueJ | |
Objetivos educacionais: | Uma IDE Java direcionada para o ensino de programação orientada a objetos. Com o objetivo de facilitar o ensino da linguagem JAVA para os alunos iniciantes. | |
Acesso: | http://bluej.org/ | |
Classificação (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar). | ||
Apresentação | 2 | O software possibilita a criação e apresentação da modelagem estrutural. |
Consulta | 1 | Para consulta o software oferece um tutorial. |
Pergunta/resposta | 0 | |
Tutor inteligente | 0 | |
Construção | 3 | O aluno constrói os seus próprios programas. |
Jogo | 0 | |
Simulação | 0 | |
Micromundo | 0 | |
Programação | 3 | Criado especificamente para facilitar a programação orientada a objetos. |
Comunicação | 0 | |
Cooperação | 2 | Se utilizado por duplas ou em grupos, proporciona aos alunos trabalho em equipe com cooperação entre si. |
Usabilidade(3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar). | ||
Presteza | 3 | O sistema é bem intuitivo e possui muitos comentário explicativos. |
Agrupamento | 3 | Interface simples, com os elementos bem posicionados, facilitando o uso para o usuário. |
Feedback imediato | 3 | Sendo um software para progração, fornece os feedback necessário para o desenvolvimento, por exemplo erro de copilação. |
Ações explícitas | 3 | O usuário é quem determina as ações que serão executadas. |
Controle do usuário | 3 | O usuário tem total controle do processamento do sistema. |
Consistência | 3 | O sistema mostrou-se consistente, apresentando objetos padronizado e homogeneidade em seu conteúdo de apresentação. |
Significado | 3 | O sistema oferece termos conceituas adequados e claros. |
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar). | ||
Lembrar | 2 | O sistema exibe comentários que auxilia o usuário quanto a métodos, regras, critérios e etc. |
Entender | 3 | De fácil entendimento. |
Aplicar | 3 | Permite aplicação em diversas áreas. |
Analisar | 3 | Por se tratar da construção de programas, é de suma importância em primeiro etapa a analise. |
Avaliar | 3 | O aluno ao passar pelo ciclo descrever-executar-refletir-depurar, neste processo ele avalia seu trabalho e vai evoluindo. |
Criar | 3 | O mais forte em si é a criação |
0 comentários:
Postar um comentário